A nova Specialized Turbo Levo SL 2023 promete ser mais poderosa, mais capaz e ainda mais divertida do que sua antecessora!
A mais recente iteração da linhagem SL chega à nova temporada com um motor mais potente, mais curso de suspensão e, acima de tudo, com uma clara intenção: roubar o título de “bike de trilha definitiva” de sua contraparte analógica.
Fotos da nova Specialized LEVO SL 2023
Embora não tenha sido a primeira, a Turbo Levo SL da Specialized foi a bicicleta que quebrou a indiferença no mundo do mountain biking e colocou as eMTBs leves no mapa, inaugurando uma nova geração de e-mountain bikes.
Enquanto a maioria das marcas ainda está ocupada em resolver alguns problemas iniciais com sua primeira geração de eMTBs leves – você pode ler tudo sobre isso em nosso mais recente teste de grupo de eMTBs leves da ENDURO – a Specialized está vários passos à frente e acaba de revelar a segunda geração da Levo SL.
A Specialized tinha um objetivo claro ao desenvolver a nova Turbo Levo SL 2023: oferecer uma experiência divertida e animada, ao mesmo tempo em que garante capacidade e versatilidade. Em primeiro lugar, apenas alguns poucos ciclistas de eMTB estão realmente competindo, e se o fizerem, não o farão em cima de uma eMTB leve.
Como consequência lógica, não fazia sentido projetar a Levo SL para velocidade máxima. Em vez disso, a nova Levo SL quer ser a bike de trilha definitiva e foi desenvolvida com base no Stumpjumper EVO, o todo-terreno da Specialized que detém esse título – pelo menos até agora!
Seguindo os passos da arrebatadora bike de trilha analógica da Specialized, a Stumpjumper, a nova Levo SL gera 160/150 mm de curso (d/t) e conta com o mesmo conceito de geometria variável. No entanto, a Levo SL vem de fábrica com um conjunto de rodas mistas, combinando uma roda dianteira de 29″ e uma roda traseira de 27,5″.
O sistema de motor Turbo SL 1.2 de 50 Nm, reformulado e desenvolvido pela Specialized em estreita colaboração com a MAHLE, gera mais torque e potência máxima do que a versão anterior, além de ser mais silencioso.
Assim como seu antecessor, o motor obtém energia de uma bateria permanentemente integrada de 320 Wh, que pode ser expandida com um extensor de autonomia opcional de 160 Wh que se encaixa no suporte de garrafa. Prepare-se para uma explosão de potência e uma pedalada silenciosa com a nova Levo SL!
Os engenheiros da Specialized revisaram a cinemática da suspensão na nova Levo SL, tornando-a mais progressiva do que sua versão anterior. Isso melhora as habilidades de escalada e o suporte da suspensão no meio do curso, sem comprometer a capacidade de absorção de impactos menores.
A Levo SL é a primeira bicicleta da Specialized a receber essa atualização, e mais modelos seguirão o mesmo caminho. Sua configuração progressiva promete um desempenho poderoso. Mesmo com componentes robustos, a versão S-Works pesa menos de 18 kg. Esteja preparado para uma bicicleta incrível que superará todos os desafios com sua leveza e força impressionantes!
Detalhes da nova Specialized S-Works Turbo Levo SL 2023
A Specialized constrói bicicletas caras, mas os detalhes desta bike justificam seu preço. O quadro de carbono do modelo S-Works é feito com alta qualidade e possui acabamentos sofisticados, incluindo um elegante acabamento de pintura com adesivos brilhantes.
A conexão do amortecedor em fibra de carbono exposta contrasta perfeitamente com o elo de liga escovada. Cada aspecto foi cuidadosamente projetado para oferecer um desempenho excepcional e um visual impressionante. Prepare-se para pedalar com estilo e qualidade premium!
Um protetor de plástico resistente e estriado se estende por toda a extensão da bainha traseira, evitando o impacto da corrente e danos à pintura. Os cabos são direcionados para dentro do quadro através do tubo dianteiro e fixados de forma segura nos pontos de entrada.
Estes pontos são generosamente dimensionados, facilitando a instalação de um novo cabo no quadro. Os pontos de entrada não utilizados são vedados de forma organizada com tampas.
Uma característica antiga, mas extremamente bem-vinda, é a ferramenta SWAT no tubo de direção, que vem como padrão na maioria das mountain bikes da Specialized, e salta para fora de sua caixa assim que você desliza a tampa para o lado.
No entanto, a Specialized vai além, garantindo que todos os parafusos possam ser ajustados com as ferramentas incluídas na prática e compacta ferramenta SWAT – eles até usaram um parafuso maior na braçadeira do guidão para tornar isso possível. Incrível!
Um discreto revestimento feito de plástico flexível fica na transição entre o quadro principal e o braço oscilante, impedindo que sujeira e pedras soltas danifiquem o quadro e os cabos. Uma placa de deslizamento generosamente dimensionada protege o quadro e a carcaça do motor, podendo ser facilmente ajustada ou substituída.
Além disso, uma fita protetora percorre todo o comprimento do tubo inferior, protegendo a parte mais exposta do quadro contra detritos voadores e lama. Há espaço suficiente no triângulo principal do quadro para uma garrafa de água grande ou o extensor de alcance opcional.
No entanto, o Levo SL não possui pontos adicionais de fixação para uma correia de ferramentas ou acessórios semelhantes.
O sistema de motor Specialized Turbo SL 1.2
A Specialized é uma verdadeira mestra em criar peças exclusivas para suas bicicletas. Além dos quadros, eles projetam e desenvolvem seus próprios componentes, incluindo os sistemas motores de suas bicicletas elétricas. Isso traz inúmeras vantagens e nos permite desfrutar de um desempenho excepcional.
O motor Turbo Levo SL 1.2 pode parecer similar ao seu antecessor, o SL 1.1, com a mesma forma básica e um peso semelhante de aproximadamente 1,9 kg. No entanto, não se deixe enganar, pois o motor Specialized SL 1.2 é um verdadeiro monstro em termos de desempenho.
Ao compará-lo com o seu antecessor, que fornecia apenas 35 Nm de torque máximo, o novo motor Levo SL 1.2 é simplesmente impressionante! Ele combina incríveis 50 Nm de torque com uma saída nominal máxima de 320 watts. Isso significa 33% a mais de potência e um aumento de 43% no torque!
O motor SL 1.2, alimentado por uma bateria interna de 320 Wh, é simplesmente incrível! Sua integração perfeita ao tubo inferior proporciona uma aparência elegante e uma estrutura mais leve. Embora isso possa significar que você precisará levar sua bicicleta para o andar de cima para recarregar, se morar em um apartamento sem porão ou garagem, não se preocupe, pois a emoção vale a pena!
Você pode ampliar ainda mais o alcance com um extensor de 160 Wh, que cabe no suporte da garrafa e pode ser facilmente conectado à porta de carregamento principal da bicicleta. Isso significa que você terá energia de sobra para se aventurar por trilhas emocionantes sem se preocupar com a duração da bateria.
A compatibilidade com o extensor de alcance da versão anterior também é uma ótima notícia, permitindo que você desfrute de todo o poder do novo motor Specialized SL, expandindo sua liberdade e emoção em cada pedalada.
O restante do hardware da Turbo Levo SL é simplesmente incrível e cheio de recursos emocionantes. Com componentes comprovados retirados dos modelos Turbo atuais, você pode ter tranquilidade sabendo que peças sobressalentes estão facilmente disponíveis, facilitando a manutenção da sua bicicleta.
A porta de carregamento, localizada estrategicamente acima do suporte inferior, é um exemplo de engenhosidade. Protegida por uma tampa com mola, basta um simples movimento com uma mão para abri-la.
No entanto, ao conectar o cabo de carregamento, é importante ter cuidado para evitar qualquer força excessiva ao girar as manivelas e evitar desconexões indesejadas. Queremos que você aproveite cada pedalada ao máximo e mantenha seu equipamento em perfeitas condições por muito tempo!
O controle remoto da Levo SL é outro destaque emocionante. Compacto e minimalista, pode ser instalado em qualquer lado do guidão, personalizando a sua experiência de pilotagem. Com três botões intuitivos, você pode alternar facilmente entre os níveis de assistência e até mesmo acionar o modo walk assist, tudo com um toque dos dedos.
Os pictogramas no controle remoto são tão claros quanto um dia ensolarado, garantindo que você nunca se confunda com as opções disponíveis. A ergonomia e o feedback tátil são simplesmente excelentes, proporcionando total controle e confiança em suas mãos.
O novo display MasterMind TCU da Turbo Levo SL é uma verdadeira revolução na personalização e controle da sua pedalada. Com uma ampla gama de dados e a possibilidade de ajustar os níveis de suporte, este visor colorido vai transformar sua experiência sobre duas rodas. Através do aplicativo especial da Specialized, você pode customizar o layout da tela e substituir os campos de dados padrão por informações que realmente importam para você. Registre seus dados de tempo de antena, acompanhe sua distância total e elevação acumulada, tudo na ponta dos seus dedos.
Com as atualizações de software over-the-air, você pode expandir as funcionalidades e aprimorar os recursos da sua bike. E a novidade mais emocionante é a função System Lock. Com um simples toque no aplicativo, você pode bloquear o sistema do motor e acionar um alarme poderoso.
Agora, você pode relaxar e curtir seu momento, mesmo que sua bicicleta esteja a alguns metros de distância. E tem mais! Com a função de microajuste, você pode personalizar a intensidade da assistência do motor, garantindo uma pedalada perfeita para você.
Especificações da Specialized S-Works Turbo Levo SL 2023
ESPECIFICAÇÕES
Motor Specialized Turbo SL 1.2 50 Nm
Bateria Specialized 320 Wh
Display Specialized MasterMind TCU
Garfo FOX 36 GRIP2 Factory 160 mm
Amortecedor traseiro FOX FLOAT X Factory 150 mm
Canote RockShox Reverb AXS 170 mm
Freios SRAM CODE Stealth Ultimate 200/200 mm
Transmissão SRAM Eagle Transmission XX 1×12
Avanço DEITY Copperhead 35 mm
Guiador Roval Traverse SL Carbon 800 mm
Jogo de rodas Roval Traverse Carbon 29″/27,5″
PneusSpecialized Butcher GRID Trail T9 / Eliminator GRID Trail T7 2,5″/2,4″
DADOS TÉCNICOS
Tamanho S1 S2 S3 S4 S5 S6
Peso 17,7 kg
Perm. peso total 127 kg
máx. carga útil (condutor/equipamento) 109 kg
Aprovação do reboque nein
Montagem do suporte nein
CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS
Extensor de Alcance
SWAT-Ferramenta
As eMTBs leves estão cada vez melhores! Mesmo pesando menos, elas oferecem desempenho incrível. No nosso teste recente, essas bicicletas pesavam, em média, 18,6 kg, mas entregavam muito mais. E a Levo SL não fica para trás! Além disso, ela vem com um extensor de alcance incluso no modelo S-Works, adicionando apenas 1,2 kg ao peso total.
A suspensão da Levo SL S-Works é simplesmente fantástica, com um garfo FOX Factory 36 GRIP2 e um amortecedor a ar FOX Factory FLOAT X, proporcionando 160/150 mm de curso na frente e atrás. Você pode ajustar essas suspensões de acordo com suas preferências e estilo de pilotagem. E a transmissão SRAM Eagle XX é um show à parte, oferecendo trocas de marcha suaves e precisas.
O único ponto negativo é a posição dos shift paddles, que podem dificultar o alcance. Mas não se preocupe, a SRAM tem grampos Infinity para resolver esse problema.
A geometria da Specialized Turbo Levo SL 2023
Com seu sistema exclusivo de dimensionamento S, eles proporcionam uma experiência de pilotagem perfeita. Com 6 tamanhos disponíveis, desde o S1 até o S6, você pode escolher o quadro com base no alcance desejado e nas características que mais te animam.
Quer uma bike estável? Opte por um alcance mais longo. Prefere um comportamento ágil e vibrante? Um quadro mais curto é a escolha certa. E o melhor de tudo é que, independentemente do tamanho escolhido, o tubo do selim é curto, garantindo uma altura do tubo superior baixa, mesmo com um alcance maior.
A Specialized acertou em cheio com a nova Levo SL, oferecendo uma gama de tamanhos perfeita. E a nossa bike de teste, no tamanho S5, combina um alcance de 495 mm com um tubo de selim curto de 445 mm.
O comprimento do Chainstay é de 432 mm em todos os tamanhos, e isso não muda, o que poderia causar algum desequilíbrio na teoria. Comparar o desempenho de pilotagem da Levo SL em diferentes tamanhos de quadro é simplesmente incrível. Essa bike tem alguns truques de magia quando se trata de ajuste de geometria, permitindo que você adapte a bicicleta às suas necessidades e estilo de pilotagem. Com um flip chip no garfo de suspensão, você pode ajustar a altura do BB em +/- 5 mm, e há um segundo flip chip no chainstay que possibilita a adaptação da geometria da traseira se você preferir usar uma roda traseira de 29″. Sim, você tem essa opção! Além disso, você pode alterar o ângulo do headtube em até 2,5° apenas girando ou trocando os copos do headset. Montamos a Levo SL principalmente na configuração média, com um ângulo de cabeça de 64,25° e a configuração de BB baixa. É pura emoção ter tantas opções para personalizar sua experiência de pilotagem com a Levo SL!
Size | S1 | S2 | S3 | S4 | S5 | S6 |
---|---|---|---|---|---|---|
Top tube | 560 mm | 582 mm | 604 mm | 631 mm | 659 mm | 691 mm |
Seat tube | 385 mm | 385 mm | 405 mm | 425 mm | 445 mm | 465 mm |
Head tube | 95 mm | 100 mm | 110 mm | 120 mm | 130 mm | 140 mm |
Head angle | 64.6° | 64.6° | 64.6° | 64.6° | 64,6° | 64,6° |
Seat angle | 75.8° | 75.8° | 75.8° | 75.8° | 75,8° | 75,8° |
BB Drop | 34 mm | 29 mm | 29 mm | 29 mm | 29 mm | 29 mm |
Chainstay | 432 mm | 432 mm | 432 mm | 432 mm | 432 mm | 432 mm |
Wheelbase | 1.158 mm | 1.184 mm | 1.208 mm | 1.238 mm | 1267 mm | 1301 mm |
Reach | 405 mm | 425 mm | 445 mm | 470 mm | 495 mm | 525 mm |
Stack | 609 mm | 617 mm | 626 mm | 635 mm | 645 mm | 654 mm |